
Título da obra: Narrativas escolares: o impacto da nacionalização nas escolas de imigração alemã
Edição: 1ª edição
Organizadoras: Débora de Lima Velho Junges
Ano: 2025
ISBN: 978-65-83029-08-9
DOI: http://doi.org/10.21166/9786583029089
Sinopse: Durante a Campanha de Nacionalização no Brasil, entre 1937 e 1945, o governo promoveu uma série de medidas para integrar os imigrantes e seus descendentes à cultura nacional, resultando na proibição do uso de línguas estrangeiras, especialmente o alemão, em diversos espaços públicos, como escolas, igrejas e associações. Este e-book explora as profundas consequências dessas políticas nas escolas de imigração alemã, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde o ensino da língua e da cultura alemãs enfrentou severas restrições. Com base em narrativas de descendentes de imigrantes alemães que viveram esse período, a obra aborda como essas medidas afetaram a identidade cultural e social dos estudantes e suas famílias, e analisa os processos de subjetivação influenciados pelo Deutschtum (germanidade). Ao discutir temas como o impacto da nacionalização na vida escolar, o uso controlado da língua alemã, e as dinâmicas de inclusão e exclusão social, o livro lança luz sobre a complexa relação entre identidade, memória e poder em um contexto de imposição cultural. “Narrativas Escolares: o Impacto da Nacionalização nas Escolas de Imigração Alemã” convida o leitor a refletir sobre as consequências dessas políticas nacionalistas e o papel das escolas como instrumentos de construção e transformação identitária, explorando um capítulo significativo da história da imigração alemã no Brasil.