Título da obra: Construindo saberes em Educação Profissional e Tecnológica: reflexões de pesquisadores em formação
Edição: 1ª edição
Organizadores: Elisângela Regina Melz, Fábio Castanheira, Rodrigo Cardoso Costa e Thiago Henrique das Neves Barbosa
Ano: 2024
ISBN: 978-65-83029-03-4
DOI: https://doi.org/10.21166/9786583029034
Sinopse: Este livro apresenta um compilado de artigos científicos que revelam recentes desenvolvimentos na área da Educação Científica e Tecnológica, fruto do Doutorado Interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC). As contribuições apresentadas nesta obra revelam parte das produções acadêmicas dos pesquisadores ingressantes neste convênio UFSC/IFC. Nesta obra, os leitores são convidados a explorar as fronteiras do conhecimento educacional, onde a ciência e a tecnologia se relacionam para impulsionar o progresso e a inovação no ensino. Cada capítulo aborda temas diversos que abrangem desde estratégias pedagógicas inovadoras até a integração de tecnologias emergentes no ambiente educacional nas diferentes áreas do saber. Os pesquisadores e docentes envolvidos nesse projeto compartilham suas descobertas e reflexões, oferecendo uma perspectiva inovadora sobre o ensino e a aprendizagem presentes na educação científica e tecnológica. Os desafios contemporâneos do ensino são explorados com rigor acadêmico, ao mesmo tempo em que são propostas soluções e reflexões pedagógicas com o objetivo de aprimorar as práticas docentes. Construindo saberes em Educação Profissional e Tecnológica: reflexões de pesquisadores em formação, é uma leitura direcionada a educadores, estudantes e todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos no que cerne o ensino, na perspectiva da Educação Científica e Tecnológica.