Título da obra: Química em movimento: intervenções pedagógicas no ensino remoto
Edição: 1ª edição
Organizadoras: Anelise Grünfeld de Luca e Natacha Morais Piuco
Ano: 2023
ISBN: 978-65-88089-34-7
DOI: https://doi.org/10.21166/9786588089347
Sinopse: Este livro apresenta as intervenções pedagógicas realizadas no Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, nos anos de 2020 e 2021, via ensino remoto, em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID – 19. As intervenções pedagógicas durante a pandemia exigiram de todos os envolvidos (licenciandos, professores-supervisores e professores orientadores do estágio) um redirecionamento das ações, baseadas em ferramentas tecnológicas digitais. Todas as aulas/oficinas ocorreram de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, em encontros síncronos de apresentação e algumas atividades avaliativas foram desenvolvidas de forma assíncrona. O desenvolvimento das intervenções pedagógicas ocorreram em horários diversos, nas aulas curriculares e nos sábados letivos em forma de oficinas didáticas/pedagógicas, ao todo foram desenvolvidas dezoito intervenções pedagógicas, sendo duas realizadas no ano de 2020 e dezesseis em 2021, todas de forma remota. As temáticas abordadas tiveram um enfoque na história da ciência; alimentos e alimentação; corpo e saúde; química ambiental e outros conteúdos/conceitos químicos, como densidade, estequiometria e química forense. Todas as intervenções pedagógicas intencionavam abordagens contextualizadas, integrando áreas do conhecimento e privilegiando a articulação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Os momentos das intervenções pedagógicas promoveram experiências docentes para além do ensino de conteúdos científico-escolares, envolveram sentimentos e ações que exigiram empatia, sensibilidade, interatividade, criatividade e criticidade, constituindo-se em saberes da prática e que devem ser encarados como saberes permanentes. Olhar para estes fazeres que abarcavam novos saberes, é agir para e na formação docente. É pensar no fazer-se professor constantemente, num movimento reconstrutivo. Este livro pretende compartilhar as experiências vivenciadas no ensino remoto como forma de encorajamento e cumplicidade frente aos desafios de ser e fazer-se professor em tempos de pandemia e para além, revestir-nos da esperança que transforma e forma professores.