• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Editora IFC > Posts > Química em movimento: intervenções pedagógicas no ensino remoto

  • Guia de Cursos
  • Portal de Ingresso
  • Portal de Egressos
  • Acesso à Informação
Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Editora IFC

Química em movimento: intervenções pedagógicas no ensino remoto

Terça-feira, 24 de outubro de 2023

Download (PDF)

Título da obra: Química em movimento: intervenções pedagógicas no ensino remoto

Edição: 1ª edição

Organizadoras: Anelise Grünfeld de Luca e Natacha Morais Piuco

Ano: 2023

ISBN: 978-65-88089-34-7

DOI: https://doi.org/10.21166/9786588089347

Sinopse: Este livro apresenta as intervenções pedagógicas realizadas no Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, nos anos de 2020 e 2021, via ensino remoto, em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID – 19. As intervenções pedagógicas durante a pandemia exigiram de todos os envolvidos (licenciandos, professores-supervisores e professores orientadores do estágio) um redirecionamento das ações, baseadas em ferramentas tecnológicas digitais. Todas as aulas/oficinas ocorreram de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, em encontros síncronos de apresentação e algumas atividades avaliativas foram desenvolvidas de forma assíncrona. O desenvolvimento das intervenções pedagógicas ocorreram em horários diversos, nas aulas curriculares e nos sábados letivos em forma de oficinas didáticas/pedagógicas, ao todo foram desenvolvidas dezoito intervenções pedagógicas, sendo duas realizadas no ano de 2020 e dezesseis em 2021, todas de forma remota. As temáticas abordadas tiveram um enfoque na história da ciência; alimentos e alimentação; corpo e saúde; química ambiental e outros conteúdos/conceitos químicos, como densidade, estequiometria e química forense. Todas as intervenções pedagógicas intencionavam abordagens contextualizadas, integrando áreas do conhecimento e privilegiando a articulação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Os momentos das intervenções pedagógicas promoveram experiências docentes para além do ensino de conteúdos científico-escolares, envolveram sentimentos e ações que exigiram empatia, sensibilidade, interatividade, criatividade e criticidade, constituindo-se em saberes da prática e que devem ser encarados como saberes permanentes. Olhar para estes fazeres que abarcavam novos saberes, é agir para e na formação docente. É pensar no fazer-se professor constantemente, num movimento reconstrutivo. Este livro pretende compartilhar as experiências vivenciadas no ensino remoto como forma de encorajamento e cumplicidade frente aos desafios de ser e fazer-se professor em tempos de pandemia e para além, revestir-nos da esperança que transforma e forma professores.

  • Editora IFC
    • Sobre a editora
    • Competências
    • Linhas Editoriais
    • Etapas do Fluxo Editorial
  • Legislação e Normas
  • Conselho Editorial
  • Como publicar?
  • E-books
    • Coleção
    • E-books
    • Ano de publicação
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
    • Áreas do conhecimento
      • Ciências Humanas
      • Ciências Biológicas
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Agrárias
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
      • Multidisciplinar
  • Periódicos e Anais de eventos
    • Como criar um periódico institucional?
    • Como criar anais de eventos institucionais?
    • Periódicos IFC
    • Anais de Eventos IFC
  • Modelos de documentos
  • Editais
  • Contato

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.