Título da obra: Atlas de Patologia Veterinária: não lesões, lesões sem significado clínico e alterações cadavéricas em bovinos
Edição: 1ª edição
Organizadores: Ricardo Evandro Mendes, Taisson Rafael Mingotti e John Francis Edwards
Ano: 2020
ISBN: 978-65-88089-02-6
DOI: https://doi.org/10.21166/9786588089026
Sinopse: A necropsia, também conhecida como exame post mortem ou mesmo autopsia, é de extrema utilidade como ferramenta diagnóstica, assim como para determinar medidas de controle e prevenção de doenças. Controle de enfermidades requer informação, a qual é obtida por vigilância. A vigilância pode ser ativa ou passiva, esta última consiste em examinar os animais doentes da população, e tem o propósito de obter dados relativos à situação sanitária dos rebanhos. A necropsia é uma das duas formas de vigilância passiva, a outra é o exame clínico. É imprescindível necropsiar todo animal de produção morto em uma propriedade. A vigilância ativa é uma atividade permanente e frequente, de busca de determinada doença, sinal clínico ou anticorpo; com o propósito de estabelecer a presença ou ausência de uma doença específica. A necropsia somente será eficiente, se o executor observar, descrever e coletar as lesões relevantes e importantes da enfermidade que matou o animal. Com esta adequada observação, poderá ser estabelecido um diagnóstico macroscópico e/ou microscópico. A ocorrência frequente da descrição de não lesões, lesões sem significado clínico e alterações cadavéricas como causa da morte foi um dos fatores que motivou a criação desse atlas. Muitas vezes, isso ainda impede a observação correta da lesão que matou o animal, visto que o executor tende a dar por encerrada a necropsia quando encontra essas não lesões e determina que são a causa da morte. A observação, descrição e coleta destas pode culminar, portanto, com o não estabelecimento do diagnóstico definitivo.
Os objetivos deste manual são: apresentar as principais não lesões, lesões sem significado clínico, além de alterações cadavéricas que ocorrem nos bovinos. Também, promover o treinamento dos estudantes e veterinários na técnica de necropsia de bovinos e aperfeiçoar a descrição de necropsia. Tudo isso culminará com o estabelecimento correto do diagnóstico de necropsia e/ou coerente descrição de necropsia e coleta de um material adequado para estabelecer o diagnóstico definitivo no laboratório.